O que fazemos

A ENEC – Escola de Negócios Eli Cintra é uma Consultoria de Vendas que atua lado a lado com o departamento Comercial das empresas, a fim de promover com eficácia as mudanças necessárias e desenvolver processos assertivos a cada realidade.

A metodologia utilizada permite que o cliente assimile as orientações com praticidade e passe a aplicar os novos métodos de maneira objetiva. Independentemente do cenário, a companhia passará a empregar MENOS ESFORÇO para realizar as vendas já aferidas ou, então, assumirá condições de imprimir a mesma energia para AUMENTAR o volume de vendas, receitas e posição no mercado, além de cumprir metas e atingir objetivos.

A intenção é clarear os caminhos do negócio, fornecendo ferramentas para que ele possa entender a sua posição atual e o que é possível fazer para otimizar os resultados.

Diagnóstico da Empresa

Antes mesmo de elaborar uma proposta de prestação de serviços, a ENEC realiza um breve diagnóstico da empresa. Por meio de entrevistas, que podem ser realizadas com os integrantes de todos os níveis da área Comercial, buscamos identificar quais são os problemas que mais incomodam a equipe, quais as oportunidades para explorar o potencial de venda e, acima de tudo, o que o Executivo Comercial considera como o grande ponto fraco da organização.

Dessa maneira, torna-se possível, então, formatar uma proposta de consultoria sob medida que, certamente, respeitará a cultura da marca, o “DNA” corporativo e outras características que são de extrema relevância para o sucesso da parceria estabelecida.

Objetivos

Os objetivos centrais da Consultoria Comercial fornecida pela ENEC são:

  • Criar um modelo de atuação comercial e do desenvolvimento da estrutura;
  • Avaliar ou criar metodologia de metas e indicadores;
  • Capacitar e desenvolver a equipe Comercial para prospecção, abordagem e negociação com clientes e parceiros;
  • Avaliar o modelo de remuneração e promover adequações se necessário;
  • Acompanhar de modo sistemático todos indicadores de desempenho comercial principalmente o da Meta x Realizado.

Metodologia e Planejamento

Durante a Consultoria Comercial, a ENEC se vale de duas ferramentas consolidadas e amplamente testadas em ambientes de negócios para correção,
desenvolvimento e crescimento das vendas. São elas:

Análise SWOT

A palavra “SWOT” nada mais é do que um acrônimo de “Forças” (Strengths), “Fraquezas” (Weaknesses), “Oportunidades” (Opportunities) e “Ameaças” (Threats). Ou seja, representa uma técnica que se debruça sobre a análise desses 4 pilares, que ajudam a desenhar de forma clara qual é o cenário/ambiente no qual uma empresa se encontra. Essa aplicação serve, entre outras funcionalidades, como base para a gestão e planejamento estratégico.

Ferramenta 5W2H

Oriunda da Gestão da Qualidade, a metodologia 5W2H é baseada nos termos What (“O quê“), Who (“Quem“), Why (“Por quê“), Where (“Onde“), When (“Quando“), How (“Como“) e How Much (“Quanto“). Tais perguntas servem de apoio ao planejamento consistente das atividades, pois atuam como um mapa que guia de modo ordenado um plano de ação.

Treinamentos

Para complementar o processo de consultoria da maneira mais produtiva
possível podem ser oferecidos os treinamentos:

  • Processos de Vendas e Atendimento ao Cliente;
  • Negociação para Profissionais de Venda;
  • Gatilhos Mentais e Ancoragem de Preço.